09 setembro 2005

Só para quem pensa



Só depois de sair da sala de cinema percebi, por mais um desses acasos da leitura, que o argumento e a realização eram do argumentista de Million Dollar Baby. E começou a fazer-se luz. Este Paul Haggis é um génio.

Colisão retrata como nenhum outro filme de que me lembre as contradições do racismo e do anti-racismo. Usa a LA de todos os sonhos como cenário e leva-nos numa viagem profunda pelas nossas convicções, contribuindo para questionar algumas delas. É isto que distingue o bom do mau cinema, digo eu que não percebo nada de planos nem close-ups nem raccords. Gosto apenas de boas histórias. Mesmo quando me fazem chorar de raiva. É muito mais confortável chorar por causa de lamechices.

A foto desta iraniana está aqui para amenizar o momento. Quando virem o filme vão perceber, Os que já viram, provavelmente, também. O sorriso e a luz dos olhos dela são a prova de que o Mundo rola melhor com todos juntos. Se é racista, vá bardamerda e não veja Colisão. A redenção pela arte não é para mentes enviesadas...

4 comentários:

Jo disse...

um filme muuuuuuito bom, que passou um bocadito despercebido...

Alexandre Pereira disse...

Pois, se não fosses tu e o lp bem q n tinha ido... gracias

Senador disse...

É um filme excelente! A maneira como o percurso das personagens se entrelaça e principalmente a maneira de abordar o fenómeno do racismo sem lamechices valem bem a pena de estar 2 horas no cinema.

Alexandre Pereira disse...

A sandrita passo, thanks. Bahar Soomekh, chama-se ela