04 setembro 2005

O livrinho verde


Devia ter, sei lá, uns cinco anos. Por sorte já sabia ler. Na estação de barcos do Terreiro do Paço havia um quiosque com jornais e livros. O meu pai comprou-me um, verde, fininho. «Os Cinco e a Ciganita». É o número 9 da colecção original. Tenho-a todinha e não li uma linha dos «upgrades» que foram feitos mais tarde, já à revelia da genial Enid Blyton. Estou um bocadinho triste, hoje, porque numa pesquisa rápida na internet não encontrei nenhuma capa da «minha» edição. Também não posso fotografar uma, porque os 21 tesouros estão em casa dos meus pais. É o sítio certo para os livros que mais os ajudaram a formarem-me e a conduzirem-me ao que sou hoje.

Só comi scones lá para os 21 anos, a Rita levava-me ali à cave do Monumental antes ou depois do cinema, mas sinto-lhes o cheiro desde que devorei aquele livrinho verde. E acho que ainda hoje sonho com lanches como os da tia Clara. Toda a gente gostava da Zé, mas eu engraçava era com a Ana, pequenina e frágil, de cabelos loiros a precisar de afago e protecção. Na minha cabeça eu era sempre o Júlio, claro. Sabia lá que ia sair pequenote...

Bom, e isto a propósito de quê? De ter lido com uma lágrima no canto do olho que vai ser feita uma nova série de televisão, a estrear em Inglaterra em 2007. Descontando o tempo que demorará a chegar a Portugal, tê-la-emos lá para 2009, ano em que o Jaime faz... isso mesmo: cinco anos! «Diz que» a série será, provavelmente, com os netos dos Cinco originais, mas adivinho que terei nela o pretexto ideal para ir a uma aldeia ao pé de Évora buscar um livro verde, fininho, e dá-lo ao meu filho mais velho. Os outros há-de querer ele ir buscá-los a casa da avó. E ela vai estar lá para lhos dar todos. Eu sei que vais, mãe.

4 comentários:

Davi Reis disse...

"Mamã, mamã... onde estás tu mamã (...)"
Agora deste-me a deixa do Palma e não consigo parar...

Rita disse...

Claro que vai, meu amor. E o Jaime vai adorar. E olha que eu já sei fazer scones, esqueceste-te dessa parte....

Por falar nisso....

Alexandre Pereira disse...

Tá, eu não digo a ninguém que ainda não os provei...

Formiga Rabiga disse...

Os Cinco também fizeram parte da minha vida, encataram-me por muito tempo e tenho excelentes recordações das histórias. Também guardo religiosamente a colecção e os lanches da Tia Clara fizeram-me engordar uns quilitos. Ler os cinco sem um lanche era tarefa impossível.