29 março 2006

E se fosses plantar batatas?


Eh pá, não tenho nenhuma admiração especial pela Margarida Rebelo Pinto (a não ser pela pinta, mas isso fica para outro dia), mas embirro solenemente com o tal de João Pedro George.

Quem? Exacto — não sabem, né? Mas ele esforça-se: o exercício preferido dele é escrever mal de escritores, descobrir-lhes alegadas incongruências e autoplágios (a propósito, o que é um autoplágio?).

Arrasa a Rebelo Pinto e até aí tudo mais ou menos bem, petulância à parte. Mas vai por aí adiante (no 24 Horas): Saramago «tem livros que se lêem bem sem ser genial», Lobo Antunes «ilegível», Inês Pedrosa e Possidónio Cachapa «irritantes».

Ainda bem que Portugal tem génios destes. Aguardo ansiosamente o seu primeiro romance. O pior é que não percebo nada de literatura. Será que ele me deixa ler o que escreve?

14 comentários:

innocent bystander disse...

ai a prima do pedro granger tem pinta?...

Alexandre Pereira disse...

Um doce a quem falar sobre o tema do post (se é que ainda há aí alguém) em vez de ir pela alegada pinta da Pinto.

innocent bystander disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
innocent bystander disse...

hehe, já sabia que ias nessa. Confesso que me diverti a ler o texto do homem quando varreu aí os blogs todos. Agora ganhar dinheiro com a infelicidade da rapariga é que já acho mal, pois acho. Isso e pensar que tem a graça de criticar tudo e todos.
é mais um pacotinho de sugus, por favor.

Jo disse...

eu até falava do assunto...se o conhecesse bem...

Davi Reis disse...

Parece que é tudo uma questão de alforrecas, para responder à pergunta do autoplágio. Na volta, estão os dois feitos, e a providência cautelar requerida pela Margarida Rebelo Pinto e a Oficina do Livro contra o João Pedro George e a Objecto Cardíaco não passam de um teaser que até nem terá a finalidade de impedir a distribuição e venda da obra "Couves & Alforrecas: Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto". De qualquer das formas, como estava a par do assunto, passo ao Xano o endereço do blogue do João Pedro George, que se chama Esplanar:

http://esplanar.blogspot.com.

Abraço

Rita disse...

O gajo é uma alforreca a escrever sobre uma couve...

PS: e HÁ-DES explicar-me melhor isso de achares que a MRP tem pinta, HÁ-DES, HÁ-DES...

Azeitoninha disse...

Todos nós gostamos de criticar e todas (pelo menos as que eu li) as críticas do João Pedro George são construtivas. Não quer dizer que concorde com o que ele diz, mas ainda estamos num país livre.

Em relação á edição do livro a falar mal da M.R.P., acho que devia ser editado e a autora devia deixar de vez de se auto plagiar. Eui tive a infelicidade de ler 3 livros dela e a verdade é que ela escreve sempre a mesma coisa mudando apenas os personagens!!

Mas a M.R.P. é marca registada e tal, e por isso há logo acção cautelar, parvoíces.
Eu acho que o livro do João Pedro George vai ser editado e eu vou comprá-lo!

Ah e ainda acho tudo isto uma estratégia de Marketing por parte dos dois, mas isso já é outra história...

Alexandre Pereira disse...

Óbvio que toda a gente tem o direito a criticar. Só acho muito pequeno que alguém se proponha enriquecer a dizer mal de outros. É o meu direito à crítica, também.

E porque raio ela não poderá «autoplagiar-se»?

Senador disse...

Desculpa a ignorância mas quem é o Possidónio Cachapa???

Esse tal João Pedro George é como o Gabriel Alves. Criticar os outros é fácil, fazer é que é mais dífícil!

Pim disse...

Pinta? Escanzelada e vaidosa demais para o meu gosto (mas, pronto, estes não se discutem, né? Ou discutem?)

Allez!

P.S.: Não resisti, pronto!

Azeitoninha disse...

Ela pode autoplagiar-se claro, mas para uma mulher que se diz tão culta, tão importante na literatura portuguesa... não vejo muito nexo!
Mas cada um é que sabe :)
Beijokas

Alexandre Pereira disse...

Senador: o Cachapa tem um nome infeliz mas minimanente comhecido como romancista «moderno». E há uma diferença grande para o Gabi Alves: é que este não tenta jogar à bola, enquanto o George escreve livros. Portanto até talvez se saia melhor;-)

Rita disse...

Escanzelada de todo.