22 fevereiro 2009

Uma ou duas vezes por ano lembram-se


A verdadeira doença nacional - vulgo benfiquite aguda com manifestações em muito mais planos do que seria desejável - voltou em força este domingo.

O Liedson anda a marcar golos consecutivamente desde 2003. Até ontem já tinha aviado oito vezes o Benfica, por exemplo. É o segundo melhor marcador da Liga e já esteve lesionado esta época.

Pelo meio naturalizou-se português e levantou-se, meio a medo, a questão de poder representar a Selecção Nacional. Meio a medo não - muito a medo.

De repente o Levezinho espeta mais duas bolachas no Benfica e eis que a Opinião Pública se inunda de comentários, insinuações, propostas e dicas no sentido de Portugal poder ter um ponta-de-lança na equipa.

Pode ver-se a coisa pelo lado da grandeza do Benfica - tão grande tão grande tão grande que só se repara a sério num jogador adversário quando ele lhe faz golos. Eu cá vejo mais pelo lado da saloiice nacional, mas é só uma opinião...

9 comentários:

Suz disse...

Over my dead body!

:P

bf disse...

Interessante raciocínio, com uma falha.
O homem ainda não se naturalizou português.
Ainda lhe faltam alguns meses para poder fazê-lo.
Para mim a leitura é outra: a data em que ele se tornará português aproxima-se a passos largos e se poderia haver desconfiança pelo facto de ele ter 32 anos, ele tem-se encarregado de demonstrar que apesar disso mantém intactas as capacidades que tinha. E, por isso também, e porque da FPF não vêm sinais de qualquer interesse na naturalização, a discussão ganha força.
Para mim, devia jogar. Mostra orgulho em ser do País que o acolheu e, seguramente. não está à procura de vantagens pessoais para ele.

Alexandre Pereira disse...

Tem 31 anos. E há bem pouco tempo não era assunto de agenda, como ambos bem sabemos ;-) Mas como princípio tá OK. Cheguei a escrever sobre isto: politicamente acho que ele deve jogar se quiser o quiserem, não há duas formas de ser português. Pensando no futebol português tenho reservas. Mas o que é o futebol português hoje? Ou outro futebol de outro país qualquer?

Alexandre Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
innocent bystander disse...

ou até: o que é o futebol?

bf disse...

Cito o maisfutebol para mostrar que não devemos estar preocupados:
Carlos (agora Queiroz) mostra-nos que tem a situação controlada. Ou adormecida, vá...

Queiroz sobre Liedson: «Há muita gente a falar e menos a fazer» Catarina Machado

Artigos relacionados:
Queiroz: «Se há assunto que não me preocupa é a baliza»

A naturalização de Liedson com vista a reforçar a Selecção Nacional portuguesa ainda no período de qualificação para o Mundial 2010 é um tema que Carlos Queiroz reconhece ser do dia, mas que «já se arrasta há algum tempo».

O seleccionador, que regressou esta segunda-feira a Lisboa, depois de mais uns jogos de observação em Inglaterra e Itália, sente que «há muita gente a falar e menos gente a fazer». «Falamos tanto que já ninguém se ouve», acrescentou, à chegada a Carnaxide, onde decorre um seminário promovido pela sua escola de futebol.

«Uma coisa é a vontade expressa de um jogador, outra o seu estatuto e outra as opções do seleccionador nacional, isto é um contexto. O contexto de andarmos por aí a tapar o sol com a peneira, sem também discutirmos o que é fundamental no futebol, porque não dá notícia ou não é espectacular, como o incentivo à prática do futebol, mais treinadores, mais campos, mais jogadores, a problemática dos estrangeiros em toda a Europa..., são coisas para as quais as pessoas não estão viradas», considerou.

O técnico português recusa «participar do debate que pode ser falso» e, nesse sentido, reiterou a sua posição sobre o avançado do Sporting. «Sem dúvida que Liedson é um dos jogadores dos mais relevantes do futebol português em termos da sua posição. Se é convocável ou não para a Selecção e os termos em que pode, é outro tema, que, na minha opinião, não deve ser debatido desta maneira», defendeu Carlos Queiroz.

Questionado sobre o direito à nacionalização, o seleccionador respondeu que este «deve ser discutido na Assembleia da República e não na Federação Portuguesa de Futebol». «São opções de vida e de sentimentos que não são para discutir assim e eu não vou participar disto», garantiu.

Lunatic on the grass disse...

Eu queria era naturalizar o Liedson benfiquista. Diria mesmo benfiquizar o Liedson, isso é que era.

innocent bystander disse...

ou então: o que é o Liedson?

Pim disse...

Primeiro:
eu lembro-me mais do que uma ou duas vezes por ano. Lembro-me sempre que vejo o hugo almeida, por exemplo; lembro-me sempre que vejo Liedson jogar, por outro exemplo.

Segundo:
concordo contigo xano quando dizes que, sendo o rapaz português, passa a sê-lo quanto eu e quanto tu, excepção feita à tal posição por que todos ansiamos ao longo da vida: ser presidente da República.

Terceiro:
a doença nacional, sem dúvida, cria uma espécie de megafone ou telescópio da realidade e subitamente lá vem o levezinho marcar ao Benfica e transformar-se em «LEVEZÃO, o terror dos relvados! Sim, porque marca ao Benfica! Huu! Medo!»

Terceiro e meio:
Por acaso, o Benfica é a equipa a quem Liedson marcou mais golos em toda a carreira, já vai em 10, sendo por isso normal que os adeptos dessa equipa sejam quem mais repare no facto de o rapazote acertar nas redes...

Quarto:
e esta é só uma opiniãozinha minha... Acho que, com Liedson na Selecção, mesmo que seja só até ao jogo da final do Mundial-2010 com a Argentina, o Cristiano Ronaldo vai aproximar-se mais de também ser o melhor jogador do Mundo quando joga com a camisola de Portugal. Pela qualidade que poderão ter a desenhar lances, mas sobretudo pela possibilidade que se abre de o CR7 poder aparecer mais liberto na grande área. Sim, porque duvido que os Hugos Almeidas ou os Orlandos Sás ou lá quem vier dificilmente fará o genial e esforçado trabalho que o levezinho faz ao longo de 90 minutos.

Quinto:
Venha ele!

Sexto:
Bjs my friend

Sétimo:
é o número de Ronaldo

Oitavo:
óscar de melhor filme para Slumdog Billionaire.. Foi o oitavo da noite

Nono:
o último mês de gravidez

Décimo:
Já chega de besteiras, não? :-)

Siga!