26 fevereiro 2009

Uma caixa de Kompensan para a Time Out

Juro que andava há semanas e semanas para fazer o teste: será Rui Monteiro (nada de pessoal, não conheço) capaz de dizer bem de um filme? Um, unzinho, apenas uma unidade?

Admito que sim, que algures por entre este ano e tal de revista tenha acontecido (não vale clássicos consensuais ou coisas típicas de intelectualóides, OK?). Mas a intuição de vez em quando é certa, e eis senão quando fiz as contas pelos dedos: RM apreciou 5 filmes na edição desta quarta-feira. Cinco. Disse mal de quatro e meio. O meio é «A Dúvida» - mas também não disse bem.

Pergunta inteligente:
- Escuta, Xano, sabes de cor o nome de mais algum crítico de cinema da Time Out?

Resposta possível:
- Na verdade não. Mas quando o leio é óbvio que não acredito. O que me leva a procurar noutros lados informação relevante sobre possíveis idas ao cinema. E ao mesmo tempo me impele a enviar uma caixa de Kompensan para a Avenida da Liberdade.

Um «mas»:
- Mas não concordas que vale a pena adoptar o estilo Rui Santos e ser 'odiado' (cuidado com o sentido, não conheço a pessoa parte II) em vez de se ser mais um perfeito desconhecido?

Fim da história:
- Talvez. No caso do RM, depende da possibilidade de algumas vez ter sido feliz a ver um filme. Eu já fui e gosto disso.

5 comentários:

Lunatic on the grass disse...

Um gajo que seja crítico do que quer que seja e que diga que gosta do que toda a gente gosta ou que diga que detesta o que toda a gente detesta é apenas mais um gajo e não um crítico. É, forçosamente, uma actividade do contra. Ou então é doido. Eu, que sou doido e crítico de doidos, sei bem do que falo, porque a única maneira que tenho para criticar doidos é deixar de ser doido, o que no meu caso é manifestamente complicado.

Alexandre Pereira disse...

És doido

Pim disse...

Completamente louco. São assim os génios :-) E é bom saber que faz parte da minoria de 2,3 milhões.

Quanto aos críticos, e sobretudo esse Rui Monteiro, realmente nao há paciência. Já há uns tempos que me recuso a lê-lo.

E pronto...

innocent bystander disse...

E dura, este kompensan, hein?

Lunatic on the grass disse...

Este post já tem dez anos, porra!